FITA: Um projeto charmoso
a beira mar

Às margens da baía mais linda do planeta, a FITA – Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis - chega à 12ª edição colocando a cidade no roteiro de viagem das grandes produções do teatro nacional e internacional, com destaque para as estreias.


Consagrado como o maior festival do Estado do Rio de Janeiro e um dos melhores eventos teatrais do Brasil, a FITA reúne, nesta edição, 52 espetáculos reverenciados pelo público e pela crítica. Em 2016 o evento receberá oito estreias nacionais durante os 17 dias de uma vasta programação proveniente dos mais diversos gêneros e locais do Brasil.

Valeu a pena esperar! A 12ª FITA terá a sua melhor e maior edição desde a estreia, em 2004. A maratona teatral que acontecerá entre os dias 3 e 19 de junho é apresentada pelo Sesc RJ e conta com apoio do Ministério da Cultura e Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, além dos patrocínios da Transpetro, BrasFELS e Universidade Estácio de Sá.

- Foi uma luta. Muitos festivais e eventos culturais no Brasil diminuíram de tamanho ou foram adiados e até cancelados. Nossa produção está comemorando a retomada do evento que é um patrimônio de Angra dos Reis e de toda a classe artística que, sem dúvida, adora a FITA como todo morador de Angra – diz João Carlos Rabello, curador da FITA. Duas tendas, uma de 1.500 lugares e outra de 500, serão montadas na Praia do Anil, além de um espaço especial do Sesc RJ, onde serão organizados debates, palestras e bate papo com atores e diretores. O Teatro Municipal da cidade também receberá as Sessões Brasfels (Espetáculos adultos) e Sessão Estácio Fitinha (espetáculos infantis), com capacidade para 200 pessoas. Pela primeira vez na história da FITA, a organização do evento espera um público superior a cem mil espectadores.

Inspirada nos mais conhecidos festivais europeus, que ocorrem justamente fora dos grandes centros, a FITA se beneficia das paisagens Angrenses para reunir, num lugar paradisíaco, quem produz e gosta do teatro. A rede hoteleira registra um aumento de, em média, 68%, fora do período sazonal - o que já rendeu à FITA dois prêmios do Ministério do Turismo, em 2009 e 2010. Nesses dias do evento, apresentamos um amplo panorama de todos os estilos de manifestações teatrais, realizando uma média de quatro sessões de teatro por dia. Todos esses atributos fizeram do festival uma referência nacional para o teatro, reconhecido em recente premiação na categoria teatro do “Prêmio Governo do Estado do Rio de Janeiro”.

Então, faça como o teatro: faça as malas e venha para Angra! De dia, o mar de Angra. À noite, as estrelas do teatro!

  • Patrocínio

  • Produção

  • Apoio

  •  

  • Patrocínio

  • Realização

Av. Ayrton Sena da Silva, s/nº - Praia do Anil – Angra dos Reis – RJ – 23904-010